Metade da população da Bahia acha que governador petista não merece ser reeleito
- Boletim Baiano
- 24 de ago.
- 2 min de leitura
Segundo o levantamento Genial/Quaest na Bahia, 48% dos entrevistados afirmam que Jerônimo Rodrigues (PT) não merece um segundo mandato.

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (22/08), mostra que a população da Bahia está dividida sobre a continuidade do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no cargo. O levantamento indica que 48% dos entrevistados acreditam que ele não deve ser reeleito, enquanto outros 48% defendem sua permanência ou a escolha de um sucessor alinhado ao petista nas eleições de 2026.
Apesar disso, a gestão do governador ainda é aprovada por 59% do eleitorado. No entanto, a avaliação positiva caiu de 42% em fevereiro para 39% em agosto, enquanto a percepção negativa aumentou de 21% para 23% no mesmo período.
No cenário eleitoral, Jerônimo Rodrigues aparece em segundo lugar, com 34% das intenções de voto. A liderança é de ACM Neto (União Brasil), que registra 41%. João Roma (PL) aparece em terceiro, com 4%. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Avaliação por áreas de governo
Entre as áreas de atuação, infraestrutura e mobilidade são as mais bem avaliadas, com 45% de aprovação. Educação (41%) e habitação (40%) vêm em seguida. Já a segurança pública é o ponto mais crítico: a desaprovação subiu de 39% para 45%, refletindo a preocupação da população em um estado considerado um dos mais violentos do país.
No cenário nacional, a presença de Jerônimo Rodrigues no governo estadual parece ter reforçado a imagem do presidente Lula na Bahia. A aprovação de Lula passou de 47% em fevereiro para 60% em agosto, enquanto a rejeição ao governo federal caiu de 51% para 39%.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada presencialmente entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025, com 1.104 eleitores da Bahia. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.









Comentários