Governo da Bahia pagou R$ 49,2 milhões ao Banco Master em operações com precatórios entre 2023 e 2026
- Boletim Baiano
- 15 de mar.
- 1 min de leitura
O governo da Bahia, sob a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), realizou 207 pagamentos ao Banco Master entre 2023 e fevereiro de 2026. A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, em coluna publicada no jornal O Globo.

De acordo com dados do Portal da Transparência do Estado, os repasses somam aproximadamente R$ 49,2 milhões no período analisado. As operações estariam relacionadas, principalmente, à antecipação de valores de precatórios vinculados ao antigo Fundef.
Segundo a publicação, a maior parte dos pagamentos ocorreu em 2024, quando o governo estadual desembolsou cerca de R$ 47,4 milhões nesse tipo de operação.
As informações surgem em meio às investigações e repercussões políticas envolvendo o banco e suas relações com agentes públicos e privados. No sábado (14), o portal Metrópoles divulgou que o empresário baiano Augusto Lima, ex-CEO do Banco Master, teria operado um esquema de pagamentos ilícitos por meio de empresas que teriam políticos como sócios ocultos.
De acordo com a reportagem, a Polícia Federal identificou que uma das empresas que recebeu recursos estaria registrada em nome da esposa de um secretário estadual com ligações políticas com o PT na Bahia.
Ainda no contexto das revelações envolvendo o Banco Master, o jornal O Globo informou na semana passada que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UNIÃO/BA), firmou um contrato de consultoria com a instituição financeira no valor de R$ 3,2 milhões.





Comentários