top of page
Buscar

CPMI do INSS pede quebra de sigilo bancário e fiscal de Lulinha, filho do presidente Lula

  • Foto do escritor: Boletim Baiano
    Boletim Baiano
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou nesta semana um requerimento para quebra dos sigilos bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, mais conhecido como Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido será analisado e votado pelos membros da comissão nas próximas semanas. 


O requerimento integra a nova fase de trabalhos da CPMI que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente no âmbito da Operação Sem Desconto — investigação da Polícia Federal sobre possíveis irregularidades em benefícios de aposentados e pensionistas. 


Segundo o documento apresentado por Gaspar, há indícios a serem esclarecidos relacionados a mensagens interceptadas pela PF nas quais é feita referência a um pagamento de R$ 300 mil que teria sido destinado por meio de outra pessoa — ao filho do presidente. A justificativa para o pedido aponta que é necessário verificar se o dinheiro teria de fato sido repassado ao empresário e se há movimentações financeiras atípicas no período de 1º de janeiro de 2022 a 31 de janeiro de 2026. 


O requerimento também prevê que os relatórios de inteligência financeira do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sejam encaminhados à comissão para auxiliar na investigação.


Este não é o primeiro pedido envolvendo o nome de Lulinha no âmbito da CPMI. No final do ano passado, parlamentares já haviam tentado a convocação dele para prestar esclarecimentos à comissão, mas a solicitação foi rejeitada na votação dos membros. 


A quebra de sigilo, se aprovada pelos parlamentares, pode aprofundar as apurações sobre a eventual ligação do filho do presidente com práticas que são objeto de investigação na comissão. A CPMI do INSS tem intensificado sua atuação desde o retorno dos trabalhos em 2026, com foco tanto nos aspectos financeiros das operações quanto nas possíveis conexões entre diferentes envolvidos no suposto esquema investigado. 


 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Boletim Baiano - Parceria  o Desperte Juventude

Ouça o episódio mais recente e siga o perfil do programa nas redes sociais @despertejuventude

Inscreva-se em nosso podcast via:  Youtube e Spotify

Apresentado por Roberto Rodrigues

bottom of page